1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Processador da Intel em 2025

 

Uma fuga de informação está a agitar o mundo do hardware, sugerindo que a próxima geração de processadores de desktop da Intel, com o nome de código Nova Lake-S, poderá representar um dos maiores saltos de desempenho dos últimos anos. Um slide, que aparenta ser de uma apresentação interna da Intel, revela ganhos massivos de até 60% em tarefas multi-threaded face à geração Arrow Lake-S.

 

A revelação, partilhada no X (antigo Twitter), indica que o modelo topo de gama, possivelmente um Core Ultra 9, poderá oferecer um aumento de 10% (1.1x) no desempenho single-threaded e uns impressionantes 60% (1.6x) em cargas de trabalho multi-threaded. Se estes números se confirmarem, a Intel poderá estar a preparar uma autêntica revolução para o mercado de CPUs.

 

Uma autêntica revolução no número de núcleos

 

Para alcançar um salto tão significativo no desempenho multi-threaded, a Intel parece apostar num aumento drástico do número de núcleos. Rumores anteriores já apontavam para esta direção, e a nova informação reforça a ideia de que o processador de topo poderá chegar com um total de 52 núcleos.

A configuração seria composta por:

 

  • 16 núcleos de Performance (P-cores)

  • 32 núcleos de Eficiência (E-cores)

  • 4 núcleos de Baixo Consumo (LP-E cores)

 

Esta abordagem confirma também a ausência do Hyper-Threading, uma tecnologia que a Intel já abandonou na arquitetura Lunar Lake, resultando num total de 52 threads. Os núcleos LP-E, que se estrearam nos processadores Meteor Lake, destinam-se a tarefas de baixo impacto, melhorando a eficiência energética geral do sistema.

 

Nova arquitetura e plataforma de ponta

 

Os processadores Nova Lake-S deverão suceder à combinação de núcleos Crestmont e Skymont da geração Arrow Lake, introduzindo microarquiteturas completamente novas. Os P-cores terão o nome de código "Coyote Cove" e os E-cores serão conhecidos como "Arctic Wolf".

Para além dos novos núcleos, toda a plataforma será renovada. A fuga de informação menciona a introdução de um novo socket, o LGA 1954, o que exigirá novas motherboards. A plataforma Nova Lake-S suportará, por defeito, memórias DDR5-8000 e trará um aumento significativo na conetividade, com 32 linhas PCIe 5.0 e 16 linhas PCIe 4.0 para I/O.

 

A resposta da Intel ao 3D V-Cache da AMD?

 

Outro dos rumores mais interessantes associados ao Nova Lake-S é a possível estreia de uma cache de último nível (LLC) de grande capacidade. Esta tecnologia funcionaria de forma semelhante ao bem-sucedido 3D V-Cache da AMD, que tem demonstrado ser um fator decisivo para o aumento do desempenho em jogos.

 

A Intel tem vindo a trabalhar numa cache L4 (nível 4) há algum tempo, e a sua implementação no Nova Lake-S poderia ser a arma secreta para redefinir a liderança no segmento de gaming. Se as alegações de desempenho do slide se confirmarem, a Intel poderá não só anular a vantagem da AMD em single-thread, como também assumir uma posição dominante no mercado de processadores para desktop.

 

Apesar de o slide parecer autêntico, é crucial recordar que, por enquanto, toda esta informação permanece no campo dos rumores. A Intel ainda não partilhou quaisquer benchmarks oficiais ou detalhes arquitetónicos sobre a família Nova Lake-S.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech