1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Google notificações

 

Faz pouco mais de dez dias que uma falha foi descoberta sobre o envio de notificações do Google Firebase Cloud Messaging (FCM), uma plataforma da Google implementada em algumas aplicações para enviar mensagens push aos utilizadores – notificações.

 

Este sistema é usado em apps como o Google Hangouts e Google Music, entre centenas de outras apps individuais. O investigador Abhishek Dharani, no entanto, descobriu uma falha no sistema que permitia recolher as chaves de autorização das apps que usam FCM, possibilitando a qualquer um enviar mensagens de notificação em nome dessas aplicações.

 

A falha foi reportada à Google, que recompensou o investigador em cerca de 30.000 dólares pela descoberta. No entanto, parece que nem tudo ficou corretamente resolvido.

Recentemente vários utilizadores têm vindo a reportar receber mensagens estranhas de plataformas como o Google Hangouts e várias outras apps que usam o serviço do FCM, no que parece ser exatamente a exploração de alguma vulnerabilidade para o envio de spam.

 

O investigador afirma que, depois de ter fornecido a correção à Google, e de a empresa ter confirmado a falha, outra entidade terá aproveitado a mesma falha antes que a empresa fosse capaz de a corrigir, enviando mensagens de spam para os utilizadores.

Foi também referido que a Google não terá responsabilidade direta sobre todos os problemas, já que para se explorar esta vulnerabilidade, é necessário recolher uma chave de autorização privada – a qual a própria empresa recomenda que os programadores mantenham de forma segura.

 

Se essa chave privada for do conhecimento publico (o que pode acontecer), então não existe nada que a Google possa realizar para impedir o envio de mensagens de spam pelo sistema, mesmo que a vulnerabilidade inicialmente descoberta seja corrigida.

Será da responsabilidade dos programadores das apps gerarem novas chaves do Firebase e aplicarem as mesmas nas suas apps.

 

Ainda assim, a falha parece ter sido suficientemente grave para até as apps oficiais da Google serem afetadas – algo que certamente a empresa já terá corrigido, visto que as anteriores chaves privadas da empresa parecem ter sido comprometidas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech