A Samsung revelou que vai começar a produzir em massa as novas memorias DRAM LPDDR5 de 16GB, fabricadas num processo de 10 nm. Esta será a primeira vez que a Samsung avança para o desenvolvimento de memoria neste campo – e uma das pioneiras também no mercado – com destino a uso em smartphones e dispositivos portáteis.
A empresa afirma que a nova tecnologia aplicada nas suas memorias permite obter um desempenho até 16% superior ao que se obtêm nos módulos tradicionais de LPDDR5 existentes de 12GB. Cada modulo deve contar com uma velocidade de transferência de dados em torno dos 6.400 Mb/s, sendo que isto torna a comunicação de dados consideravelmente mais eficiente para os dispositivos – e deverá melhorar o desempenho em geral.
Para se ter uma ideia da velocidade destas novas memórias, aproveitando toda a capacidade de transferência de dados, seria possível mover 10 vídeos de 5GB cada em apenas 1 segundo (cerca de 51 GB de dados em menos de um segundo transferidos).
Além disso, a Samsung refere ainda que os novos módulos de RAM são cerca de 30% mais finos do que os existentes atualmente, o que deverá ajudar os fabricantes a integrarem os mesmos nos seus sistemas de forma mais simples, aproveitando o espaço para outros componentes.
Espera-se que a Samsung integre também estas novas memorias nos seus futuros smartphones a lançar ao longo de 2021.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!