1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados

Siga-nos

hackers

 

Foi recentemente descoberto que um grupo de cibercriminosos esteve a espiar as atividades de pequenas e médias empresas em todo o mundo desde meados de 2012. A descoberta parte da empresa de segurança Kaspersky, que batiza o grupo de “DeathStalker”.

 

Este grupo teria como objetivo monitorizar as atividades de várias empresas do ramo financeiro a nível mundial, sendo que estaria a realizar esta atividade desde 2012. O grupo destacava-se ainda por desenvolver os seus próprios programas de monitorização, que uma vez instalados na rede interna da empresa permitiam analisar toda a atividade da mesma.

 

O DeathStalker é um exemplo de um grupo que foca as suas atenções no ataque a empresas de forma direta, e onde o objetivo passa por permanecer com as suas atividades ocultas o máximo de tempo possível, até que seja descoberto algo de interesse para o grupo.

Além disso, o grupo ainda se encontra ativo, portanto existe uma elevada probabilidade de ainda se encontrar a afetar empresas em todo o mundo e a monitorizar as suas atividades, sendo que as ferramentas para o efeito continuam a evoluir.

 

O grupo parece focar-se apenas em empresas na Europa e América Latina, sendo que alguns dos países onde existem entidades afetadas encontra-se a Argentina, China, Chipre, Índia, Israel, Líbano, Suíça, Taiwan, Turquia, Reino Unido, Rússia e Emirados Árabes Unidos.

 

Como sempre, é recomendado que as empresas e os seus funcionários tenham cuidados sobre os sistemas que utilizam internamente, sobretudo no que respeita à receção de mensagens de phishing, que será um dos principais pontos de entrada para problemas nas empresas.







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech