Depois de ter revelado a nova geração de gráficas RTX 3000, a Nvidia veio agora confirmar a chegada das novas placas gráficas destinadas a workstations e centros de dados, baseadas na arquitetura Ampere. Estas serão as placas sucessoras das antigas Quadro, e deverão ser focadas no mercado empresarial.
As novas RTX A6000 e A40 serão as placas baseadas em “Ampere” e voltadas para o elevado desempenho. A empresa garante que as mesmas encontram-se focadas em fornecer o máximo desempenho possível da tecnologia atualmente existente, para fornecer melhorias a nível da renderização de conteúdos, carregamento de tecnologias de Realidade virtual e aumentada e ainda melhorar as tarefas para os criadores de conteúdos e artistas.
Estas placas serão focadas exatamente no desempenho máximo para tarefas dedicadas, como a edição gráfica e multimédia. Estas devem fornecer até cinco vezes mais desempenho a nível dos Tensor cores, em comparação com as gerações anteriores, bem como até duas vezes mais largura de banda a nível dos RT cores.
Ao nível de números finais, as novas placas fornecem até 48GB de memória VRAM, juntando ainda 10572 CUDA cores, 336 tensor cores, memória de 384 bit e um TDP de 300W. Ambas as placas possuem apenas saídas DisplayPort e contam com ligação PCIe Gen 4.
A Nvidia ainda não revelou quando estas placas vão encontrar-se disponíveis para o mercado em geral, mas tendo em conta que serão focadas no mercado profissional não vão estar ao alcance de todos. O que ficou por conhecer foram também os preços finais de venda, que mais uma vez, sendo destinado a um mercado específico tal como acontece com todas as placas desta gama, não será algo barato.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!