1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Placa do qanon

 

O grupo de conspirações QAnon tem vindo a marcar presença em várias redes sociais, com grande impacto nos EUA e sobretudo em tempos de eleições. Até agora, o Facebook tinha vindo a manter a politica de remover conteúdos relacionados com este grupo de imediato – como grupos ou páginas a partilharem conteúdo do mesmo, a grande maioria relacionado com violência e atos que violam os termos da plataforma.

 

Mas parece que o Facebook chegou ao fim da linha para com este grupo, tendo agora anunciado que irá banir qualquer género de conteúdo criado por grupos QAnon, mesmo que este não esteja imediatamente a partilhar conteúdo violento na plataforma.

De acordo com o comunicado da rede social, serão removidas páginas, grupos e contas do Instagram que representem de alguma forma o Qanon, mesmo que estas não possuam conteúdo considerado como violento.

 

Além disso, a rede social refere ainda que a medida irá ser aplicada de forma automática usando as ferramentas que a plataforma possui ao seu dispor. Ou seja, os conteúdos não serão apenas removidos tendo como base os alertas de outros utilizadores, mas a própria plataforma vai analisar cada caso de conteúdo partilhado por este grupo para remover os mesmos automaticamente.

 

Esta é a mais recente medida do Facebook para combater a partilha de conteúdos de conspiração, relembrando que este grupo foi considerado pelo FBI como uma ameaça para a comunidade em geral. A rede social já tinha vindo a tomar pequenas medidas para combater a propagação de teorias e conspirações do grupo nos últimos meses, mas desta vez a medida será consideravelmente mais drástica.

 

A plataforma refere que as medidas que tinham vindo a ser tomadas até agora resultaram na remoção de centenas de páginas e grupos, bem como da remoção de milhares de conteúdos partilhados nos mesmos sobre teorias. No entanto, a rede social também refere que as medidas não foram suficientes para impedir que os conteúdos continuassem a ser propagados nos mais variados formatos – e em parte, o próprio algoritmo do Facebook pode ter ajudado a partilhar este género de conteúdos.

 

De relembrar que o grupo Qanon é bem conhecido por ser uma fonte de propagação de falsas notícias e conteúdos relacionados com vacinação e a pandemia em geral, fonte muitas vezes de teorias que colocam em perigo os utilizadores, com campanhas de desinformação em larga escala.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech