1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

AMD Ryzen 5900X

 

A AMD tem vindo a criar um verdadeiro campo de batalha para a Intel conseguir ultrapassar, e com bastante sucesso. Não existem dúvidas que as mais recentes gerações de processadores AMD Ryzen têm vindo a cativar os utilizadores, que começam lentamente a deixar o pódio da Intel de lado.

 

Durante o dia de hoje a AMD veio revelar oficialmente a nova geração de processadores Zen 3, que vai finalmente trazer um conjunto de melhorias de desempenho para os consumidores, e colocar novamente a Intel a lutar pelo pódio.

A empresa afirma que a nova geração de processadores é ainda mais poderosa do que a arquitetura anterior, e conta não apenas com mais velocidade de clock, mas também mais cores.

 

O Ryzen 9 5900X será o modelo topo de linha da empresa, e vai chegar ao mercado a 5 de Novembro por 549 dólares. Este conta com 12 cores e 24 threads, a uma velocidade de 4.8GHz, 64MB de cache L3 e um TDP de 105W.

A AMD refere que este novo modelo fornece até 26% mais desempenho do que a primeira geração de processadores da empresa, e será uma boa aposta para quem não tenha adquirido um modelo Zen 2. Em destaque encontra-se o facto que o 5900X fornece um desempenho consideravelmente superior em single core, que tem vindo a ser um ponto negativo dos processadores da AMD.

 

A empresa refere que sobre o teste Cinebench R20 1T, o 5900X é capaz de atingir os 631 pontos, consideravelmente acima do rival 10900K da Intel, que atinge cerca de 544 pontos apesar de ter um clock superior.

 

desempenho dos diferentes processadores da AMD

 

No resto da linha, a AMD revelou ainda o novo 5800X e o 5600X, que vão ser colocados à venda por 449 e 299 dólares, respetivamente.

A empresa aproveitou ainda para revelar o “monstro” Ryzen 5950X, que vai ser o processador de topo da empresa, com 16 cores, uma velocidade de clock nos 4.9GHz e 72MB de cache L2 e L3, mantendo o mesmo TDP de 105W que o modelo 5900X. O preço final, no entanto, será um pouco mais elevado: 799 dólares.

 

O que torna a geração dos processadores Zen 3 substancialmente superior às restantes encontra-se nas melhorias que foram feitas a nível da própria arquitetura, sendo que se destaca a redução na latência para o processamento de tarefas, bem como aumento a nível da velocidade de clock e da cache. Estes pontos são particularmente importantes para jogos e atividades mais exigentes, o que pode dar uma certa vantagem nos sistemas da AMD de nova geração.

 

Para finalizar, a empresa deixou ainda a indicação que a geração Zen 4 encontra-se atualmente em desenvolvimento, sendo que vai ser a primeira a contar com processadores fabricados em 5nm.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech