1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Tesla Model X

 

Um grupo de investigadores da Universidade de Leuven, na Bélgica, revelou ter descoberto vulnerabilidades no sistema do Tesla Model X que permitia aos atacantes terem total controlo da viatura em apenas alguns minutos.

 

A falha permitia que os atacantes tomassem total controlo da chave da viatura, bem como do sistema desta através do uso de software desenhado especificamente para  a tarefa de comprometer o chip BLE. Uma vez comprometida a chave, os atacantes passam a ter controlo dos códigos necessários para desbloquearem a viatura a qualquer momento.

 

Uma vez com a viatura desbloqueado e acessível, os atacantes podem então tomar controlo do mesmo através do sistema de diagnóstico, usado normalmente apenas pelos funcionários da Tesla para analisar problemas ou o estado do veiculo - e o que é consideravelmente simples de ser feito tendo acesso ao interior.

 

Para explorar com sucesso a falha, os atacantes apenas necessitam de estar a alguns metros da viatura para recolher a informação, bem como das chaves usadas pela mesma. A partir dai é uma questão de injetar o software necessário para explorar a falha e ter acesso à interface de diagnóstico.

 

A falha foi reportada para a Tesla em Agosto de 2020, sendo que a empresa já terá começado a lançar uma atualização para todas as viaturas com o objetivo de corrigir a mesma. Além disso, a equipa responsável por descobrir a falha publicou ainda um pequeno vídeo onde demonstra o funcionamento da mesma e como todo o processo é realizado.

 

 

Os detalhes concretos da falha não foram, para já, revelados.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech