1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Android módulos 12

 

O Android é um sistema operativo bastante aberto e versátil para diferentes equipamentos, mas ao mesmo tempo ainda sofre com um problema: a fragmentação entre versões no mercado.

 

Uma vez que pode ser usado em dispositivos completamente diferentes entre si, o Android acaba por sofrer de uma forte fragmentação no mercado com diferentes versões distribuídos de forma pouco eficiente. Para tentar solucionar este problema, a Google encontra-se agora a desenvolver uma nova funcionalidade para o Android 12 apelidada de “Project Mainline”.

 

De acordo com o portal GizmoChina, o Project Mainline pretende ser uma forma de converter o Android Runtime (ART) num modulo independente, que poderia vir a ser atualizado diretamente a partir da Play Store. Isto iria permitir manter o sistema atualizado sem que os fabricantes tenham de lançar atualizações completas para o mesmo – e tudo poderia ser feito diretamente a partir da Play Store, já como acontece com aplicações individuais.

 

O Android Runtime é a interface do Android que converte o código das aplicações em algo que possa ser compreendido diretamente pelo sistema Android – e considerado a base para o funcionamento de qualquer aplicação no sistema operativo.

 

Com a integração do mesmo no formato modular, as atualizações mais importantes poderiam vir a ser fornecidas diretamente pela Play Store, sem que tenha de ser através de uma atualização completa do sistema – normalmente fornecida apenas pelos fabricantes e que pode demorar meses a chegar, ou não chegar de todos em alguns dispositivos menos populares.

 

Apesar de esta mudança não resolver todos os problemas com a fragmentação do Android no mercado, pelo menos poderia vir a permitir que os utilizadores tivessem acesso a atualizações mais consistentes e mantivessem os seus dispositivos seguros durante um período mais alargado de tempo, mesmo que as fabricantes não forneçam atualizações diretas para os mesmos.

 

De notar que esta funcionalidade ainda não foi anunciada oficialmente pela Google, e por enquanto apenas se encontra disponível como um código integrado na base do Android 12.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech