As autoridades italianas revelaram uma nova multa contra a Apple, num total de 10 milhões de euros, devido ao fornecimento de informações incorretas relativamente à resistência contra água do iPhone.
A L’Autorità Garante della Concorrenza e del Mercato (AGCM) revelou ter aplicado uma multa contra as práticas da empresa no mercado, nomeadamente pelo fornecimento de informação pouco clara ou incorreta relativamente ao iPhone.
O primeiro erro detetado pelas autoridades encontra-se a nível das declarações da Apple sobre a resistência do iPhone a água, onde a empresa é acusada de não ter informado os clientes que os dados fornecidos foram sobre condições controladas em laboratório, e não com testes realizados no “dia a dia”. Além disso, a situação agrava-se ainda mais tendo em conta que a Apple possuía conhecimento de falhas na resistência dos iPhones a água durante o uso no dia a dia.
Em causa encontram-se os dispositivos iPhone 8, iPhone 8 Plus, iPhone XR, iPhone XS, iPhone XS Max, iPhone 11, iPhone 11pro e iPhone 11 pro Max. Nestes dispositivos a Apple declarava que eram capazes de sobreviver entre 1 a 4 metros submergidos em água, durante 30 minutos. Porém, a empresa não referiu que os testes foram feitos em situações controladas e com água pura e estática – sem movimentações.
A segunda acusação contra a empresa encontra-se sobre os dispositivos de clientes que foram negados de reparação por conterem danos causados por água. A Apple terá negado a reparação de dispositivos que possuíam indicações de terem estado em contacto com água, contrariando o material de marketing fornecido pela empresa e não deixando claro para os consumidores que este arranjo não estaria incluído na garantia.
De relembrar que a Apple integra em todos os iPhones alguns indicadores visuais no seu interior que alertam quando os dispositivos estiveram em contacto com líquidos. No entanto, estes indicadores também podem ser facilmente ativados sem que estejam em contacto direto com água – por exemplo, humidade pode ser suficiente para os ativar.
A politica da Apple passa por negar a reparação de qualquer produto onde estes indicadores tenham sido ativados – apesar de a empresa referir no marketing dos equipamentos a resistência a água. As autoridades consideraram que os consumidores estariam a ser enganados na altura em que adquiriam os dispositivos, face ao que verificavam quando se tentava a reparação dos mesmos.
Esta multa agora aplicada contra a Apple, apesar de ser focada no mercado italiano, pode abrir portas para que sejam criados processos similares em outros países da União Europeia, e até mesmo em outros continentes, o que pode trazer sérias consequências para a Apple e as suas declarações de “resistência a água” do iPhone.
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