1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware

Siga-nos

Apple M1 chip

 

O Windows 10 ARM não é propriamente uma das versões do sistema mais populares, sobretudo por ficar limitado a equipamentos com processadores ARM. E outro ponto que normalmente não abona a favor do sistema encontra-se no facto de o desempenho também não ser um dos melhores.

 

Com a chegada do novo processador M1 da Apple, que é baseado em ARM, alguns utilizadores começaram a tentar integrar o sistema para correr em equipamentos da Apple… e os resultados tem vindo a ser interessantes.

 

Utilizando o sistema de virtualização QEMU, é possível colocar o Windows 10 ARM a ser executado sobre hardware da Apple, nomeadamente com o novo chip M1. E parece que o desempenho neste método é superior ao que se obtêm a colocar o sistema de forma nativa em outros dispositivos da Microsoft.

 

Em comparação com o Surface Pro X, o chip da Apple pode fornecer um desempenho consideravelmente superior. Sobre alguns testes feitos pela aplicação Geekbench, o desempenho do Windows 10 ARM virtualizado sobre o M1 da Apple acaba por atingir o resultado de 1317 pontos em single core e 5685 pontos para multi core.

 

testes benchmark

 

Como comparação, o mesmo sistema no hardware do Surface Pro X apenas atinge 751 pontos em single core e 2891 pontos em multi core.

Ou seja, no final, o Windows encontra-se a funcionar consideravelmente mais rápido no hardware da Apple invés do hardware dedicado da Microsoft – ainda mais interessante pelo facto de se tratar de um sistema em virtualização, que normalmente tem sempre impacto no desempenho final obtido.







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech