1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Apple M1 chip

 

O Windows 10 ARM não é propriamente uma das versões do sistema mais populares, sobretudo por ficar limitado a equipamentos com processadores ARM. E outro ponto que normalmente não abona a favor do sistema encontra-se no facto de o desempenho também não ser um dos melhores.

 

Com a chegada do novo processador M1 da Apple, que é baseado em ARM, alguns utilizadores começaram a tentar integrar o sistema para correr em equipamentos da Apple… e os resultados tem vindo a ser interessantes.

 

Utilizando o sistema de virtualização QEMU, é possível colocar o Windows 10 ARM a ser executado sobre hardware da Apple, nomeadamente com o novo chip M1. E parece que o desempenho neste método é superior ao que se obtêm a colocar o sistema de forma nativa em outros dispositivos da Microsoft.

 

Em comparação com o Surface Pro X, o chip da Apple pode fornecer um desempenho consideravelmente superior. Sobre alguns testes feitos pela aplicação Geekbench, o desempenho do Windows 10 ARM virtualizado sobre o M1 da Apple acaba por atingir o resultado de 1317 pontos em single core e 5685 pontos para multi core.

 

testes benchmark

 

Como comparação, o mesmo sistema no hardware do Surface Pro X apenas atinge 751 pontos em single core e 2891 pontos em multi core.

Ou seja, no final, o Windows encontra-se a funcionar consideravelmente mais rápido no hardware da Apple invés do hardware dedicado da Microsoft – ainda mais interessante pelo facto de se tratar de um sistema em virtualização, que normalmente tem sempre impacto no desempenho final obtido.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech