1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

centOS 8

 

O CentOS é um sistema operativo bem conhecido pelo público em geral, sobretudo por quem trabalhe com servidores. Esta é considerada uma das versões do Linux mais estáveis atualmente disponíveis, e focada para a vertente empresarial, sendo que era mantida até agora de forma gratuita pela Red Hat como parte de um projeto separado da restante entidade.

 

No entanto, a entidade revelou recentemente que vai deixar de suportar o CentOS, focando o futuro do sistema para o CentOS Stream. O CentOS Stream foi lançado na mesma altura que o CentOS 8, sendo uma versão intermédia entre o Fedora e o RHEL, considerado portanto uma distribuição rolling-release distro para RHEL.

 

Segundo uma publicação no blog do CentOS, a empresa irá agora focar-se no desenvolvimento do CentOS Stream, sendo que a versão 8 vai ser a última disponível publicamente. O desenvolvimento do CentOS 8 vai terminar no final de 2021, sendo que depois dessa data passa a ser suportado apenas o CentOS Stream como ramo de desenvolvimento do Red Hat Enterprise Linux. Quanto ao CentOS 7, este irá continuar a ser suportado até ao seu final de vida do RHEL 7.

 

Com esta alteração, a CentOS pretende focar-se sobretudo no desenvolvimento do novo sistema, abandonando o CentOS como era conhecido até agora, sobretudo porque uma das vantagens do uso desta distro encontrava-se no facto de ser uma versão baseada no RHEL – algo que não acontece com o CentOS Stream.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech