1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

centOS sistema

 

Quando a Red Hat revelou que iria mudar o futuro da distribuição centOS, deixou uma vasta comunidade de apoiantes do sistema à procura de soluções alternativas. Em pouco tempo o cofundador da própria CentOS, Gregory Kurtzer, revelou que iria criar uma solução de clone do sistema apelidada de Rocky Linux.

 

Agora é a vez da empresa CloudLinux preparar-se também para esta medida, com os planos de investir mais de um milhão de dólares num clone do CentOS estável e pronto para produção.

Igor Seletskiy, CEO da CloudLinux, revelou que o anúncio da Red Hat deixou a comunidade à procura de soluções alternativas para o CentOS e de forma a que essa mudança de distribuição fosse feita sem causar prejuízos aos utilizadores finais, e é aqui que a empresa entra.

 

Apoiado no desenvolvimento do Cloudlinux, a empresa revela que se encontra  a investir agora no Project Lenix. Esta será uma distribuição alternativa ao CentOS e que vai ser focada em fornecer a mesma estabilidade, segurança e compatibilidade que o sistema anterior possuir.

A empresa não está com planos vagos, sendo que pondera investir mais de um milhão de dólares no desenvolvimento deste sistema e em tornar o mesmo uma alternativa viável para os consumidores.

 

O Project Lenix vai ser gratuito, open-source e baseado no apoio da comunidade, além de ser inteiramente compatível com RHEL 8 e futuras versões. Além disso, para os administradores de sistemas, a empresa promete que a conversão do CentOS para Lenix vai ser um processo transparente e simples de realizar, sem a necessidade de qualquer reinstalação ou até mesmo downtime dos serviços. Fica ainda a promessa que apenas uma linha de comandos será suficiente para permitir a migração de centenas de servidores centOS para o novo sistema, sem reinstalações e sem reboots.

 

De notar que isto é algo que a empresa já realiza com o CloudLinux, pelo que não será de estranhar que venha a ser aplicado em medida similar neste novo projeto.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech