A Red Hat confirmou durante o dia de hoje que vai começar a limitar a distribuição do código-fonte do CentOS Stream, passando a ser o único repositório para o mesmo.
Esta medida pode vir a causar algum impacto no mercado, afetando a forma como a comunidade de utilizadores de Linux e programadores olham para o sistema. Com esta medida, a Red Hat passará a ter controlo como a única proprietária do repertório respeitante ao CentOS Stream e a código-fonte relacionado do Red Hat Enterprise Linux.
Esta medida pode dificultar a tarefa de projetos comunitários criarem solução 1:1 compatíveis de forma binária com as distribuições. Isto pode afetar distros como a Alma Linux, Rocky Linux, Oracle Linux, entre outras.
A Red Hat afirma que “à medida que a comunidade do CentOS Stream cresce e o mundo do software corporativo aborda novas dinâmicas, queremos aprimorar o nosso foco no CentOS Stream como a espinha dorsal da inovação corporativa do Linux. Continuamos o nosso investimento e aumentamos o nosso compromisso com o CentOS Stream. O CentOS Stream irá agora ser o único repositório para lançamentos públicos de código-fonte relacionados ao RHEL. Para clientes e parceiros da Red Hat, o código-fonte permanecerá disponível por meio do Red Hat Customer Portal.”
A empresa sublinha ainda que “essa alteração não significa nenhuma alteração no Projeto CentOS, CentOS Stream ou CentOS SIGs.”
Esta medida é vista por muitos como mais uma forma da Red Hat centrar a sua distribuição para os utilizadores que pagam pelo acesso ao RHEL. Algumas plataformas, como a Alma Linux e Rocky, já se encontram a avaliar quais as alternativas e medidas que podem ser tomadas face a esta decisão.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!