1. TugaTech » Hardware » Montagem, Dúvidas e Ajuda de Hardware
Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

CSantos

Iniciante

1- Qual(ais) o(s) componente(s)que pretende comprar?

- Motherboard para já, mais tarde RAM, CPU e GPU, não necessariamente pela mesma ordem, depende do que fizer mais sentido

 

2- Qual o orçamento?

- 200€ para a motherboard. RAM, CPU e GPU, dentro da relação preço/qualidade

 

3- Quando irá comprar o material?

- Motherboard, já em janeiro. O resto no primeiro semestre de 2021.

 

4- Qual a razão para efectuar o upgrade do componente? (se aplicável)

- Cometi o "erro" de comprar uma board com chipset B460, fiquei limitado em OC e também na RAM (limitada a 2666mhz), contudo pretendo aos poucos efectuar o upgrade e queria começar pela "base" de tudo, para poder fazer real proveito de todos os componentes.

 

5- Qual as atuais características do computador a que se destina(m) esse(s) componente(s)?

- Fonte: Corsair TX650M Semi Modular GoldCPU 

- CPU: i5-10600K 

- MOBO: ATX Asus ROG Strix B460-H Gaming

- RAM: HyperX Predator RGB 16GB (2x8GB) DDR4-2933MHz CL15 Preta

- GPU: MSI GeForce RTX 2060 SUPER Ventus OC GP 8G

- Cooler: CPU Nox Hummer H-214 RGB

 

6- Qual a utilização a que se destinam esses componentes?

- a) Gaming - Maioritariamente FPS (CODMW/Warzone) Por enquanto 1080p num monitor 144hz, pretendo alterar de futuro também para 240hz e/ou talvez 2k

 

b) Edição video - alguma, ocasional com videos (pouco pesados) da GoPro

 

 

7- Daqui a quanto tempo irá realizar um novo upgrade?

- A partir de fevereiro/março dar continuidade aos upgrades já mencionados.

 

8- Irá realizar Overclock ?

- Assim que mudar a board é a primeira coisa que vou fazer, aproveitar a RAM ao máximo e CPU, nada exagerado mas vou querer algo fiável mas significativo.

 

9- Pretende comprar numa loja física ou on-line? Possui preferência por alguma loja?

É indiferente, não estou muito preocupando onde vou comprar.

 

Estou indeciso entre estas 3 Motherboards, tenho preferência por ASUS (gosto mais de BIOS, e aquela pancada pela marca)  mas se algumas das MSI for realmente superior não descarto a escolha. Do que "investiguei" as 3 são muito semelhantes para o uso que quero dentro do budget e irei ficar bem servido com qualquer uma delas, podem confirmar? 

 

- ATX Asus Prime Z490-P

- ATX MSI MPG Z490 Gaming Plus

ou

- ATX MSI MAG Z490 Tomahawk

 

Muito obrigado!

 

Cumprimentos

Conectado

DJPRMF

Administrador
DJPRMF

Boas,

 

Neste caso, como o pretendido será realizar primeiro o upgrade da motherboard, será isso que necessita de se focar. Realmente, o chipset B460 não é um dos melhores para overclock.

 

Dentro das motherboards que referiu, sinceramente todas são boas para o pretendido. Eu pessoalmente gosto das características de overclock da Asus, acho que dá mais controlo e capacidade para margem de manobra. A MSI considero que é mais a nível da resistência e estabilidade.

Obviamente, a motherboard é apenas uma parte da equação, e isso varia consideravelmente de processador para processador - até por causa do silício de cada unidade.

 

De todas as que referiu, a Asus Prime Z490-P seria a que eu recomendaria.

Como alternativa: https://www.pcdiga.com/motherboard-micro-atx-asus-rog-strix-z490-g-gaming

 

Mas uma chamada de atenção, no que respeita a velocidade da RAM, teoricamente a maioria das motherboards apenas suporta oficialmente até 2666mhz. Tudo o que seja acima disso é considerado "overclock".

Não está "limitado" numa B460 a 2666 mhz, esse é o mesmo "limite" que tem em qualquer outro chipset. O que varia é da própria memória.

 

Por exemplo, a memória que tem atualmente será de 2933MHz, e teoricamente deve funcionar a essa velocidade, mas acima disso é overclock da memória, e acima de 2666MHz é overclock na motherboard.

 

Cumps


____________________________________________

Upgrade motherboard (mais tarde RAM e CPU e GPU) Tugatechuserbar
Upgrade motherboard (mais tarde RAM e CPU e GPU) 3
Upgrade motherboard (mais tarde RAM e CPU e GPU) 2
TugaTech || Host TugaTech
https://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF

CSantos

Iniciante

Obrigado pela resposta! Eu disse limitado, porque está especificado nas definições (com ou sem XMP profile activo) que os CPUs i3 e i5 em chipsets b460 estão efectivamente limitados a 2666mhz. Com CPUs i7 e i9 já permite ir ao "limite" anunciado 2933mhz. (Eu próprio testei e sempre que tentava a cima dos 2666mhz crashava e arrancava para a BIOS em modo segurança, com i7 já funciona estável a 2933mhz). 

 

Ou (no meu caso) mudar chipset Z490 que já me permite usar o XMP profile a 2933mhz e com a latência anunciada, apesar de a partir dos 2666mhz ser considerado OC pela MOBO como indica.

 

A única forma (e mesmo assim não vi nenhuma a funcionar) de espremer mais MHz no meu caso específico (b460 com i5) seria aumentar latências, mas como já testado nem sempre mais MHz significa mais velocidade, e aumentar latências para atingir "apenas" 2933mhz mais vale manter CL15 a 2666mhz do que se calhar CL17 a 2933mhz (nunca testei esta parte apenas uso aqueles simuladores de MHz vs CL não sei ao certo como ficaria).

 

Ainda bem que tenho alguém a remar para o mesmo lado da Asus, até agora, outras pessoas com quem falei, apontam para a Tomahawk.

 

Cumprimentos.

 

 

Conectado

DJPRMF

Administrador
DJPRMF

Podem existir essas particularidades, lá está...

Mas seja como for, o chipset "b" não é mesmo o melhor para overclock... E não compensa aumentar os timings para ter mais velocidade - ainda mais tendo em conta que será também um processador Intel, onde os timings são mais importantes.

 

Agora, quanto à motherboard, foi como referi. Não existe nada contra qualquer uma das anteriores que indicou, e efetivamente a Tomahawk também é uma excelente placa para overclock.

Eu apenas considero que, em nível de personalização e controlo, a Asus talvez permita um pouco mais de forma estável e simples. Além de que gosto da qualidade final de construção da Asus também, bem como de todas as safe guards que implementaram para overclockers.

 

Agora, as placas da MSI, sobretudo da linha Tomahawk, também são bastante boas em nível de overclock. Só que um pouco mais "instáveis". Provavelmente deve conseguir tirar mais "sumo" dos componentes nas placas da MSI, mas não quer dizer que seja o melhor também.


____________________________________________

Upgrade motherboard (mais tarde RAM e CPU e GPU) Tugatechuserbar
Upgrade motherboard (mais tarde RAM e CPU e GPU) 3
Upgrade motherboard (mais tarde RAM e CPU e GPU) 2
TugaTech || Host TugaTech
https://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF

CSantos

Iniciante
Muito obrigado! Vou avançar.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech