De acordo com os rumores mais recentes, a Microsoft encontra-se a desenvolver um novo serviço apelidado de “Cloud PC”, focado em permitir que administradores de sistemas possam colocar os seus equipamentos na Cloud, para acederem aos mesmos a partir de qualquer lugar.
Com o Cloud PC, a Microsoft ficaria responsável por gerir a configuração e atualização dos sistemas, sendo que os utilizadores apenas teriam de se preocupar com as suas aplicações e ferramentas, focando-se ainda mais na ideia de fornecer o “Windows como um serviço”.
Não se espera que este novo produto venha a substituir os tradicionais sistemas Windows 10 e Windows Server, mas invés disso venha a ser um complemento aos mesmos para os utilizadores empresariais terem capacidade de aceder às suas aplicações em qualquer lugar.
O Cloud PC deverá aproveitar as funcionalidades do Windows Virtual Desktop e da Azure para trazer junto dos utilizadores a possibilidade destes executarem as suas apps num sistema virtual e seguro, a partir de qualquer lugar.
O utilizador Walking Cat do Twitter revelou um conjunto de imagens do que poderá ser a interface do serviço, e onde fica claro que vão existir diferentes categorias do mesmo:
- Medium: 2 vCPUs, 4GB de RAM, e 96GB em disco SSD
- Heavy: 2 vCPUs, 8GB de RAM, e 96GB em disco SSD
- Advanced: 3 vCPUs, 8GB de RAM, e 40GB em disco SSD
O Cloud PC deverá ser focado nos utilizadores empresariais, e como tal vai contar com o sistema Windows 10X para suportar as aplicações Win32 via streaming. Atualmente o serviço encontra-se em fase de beta fechado, possivelmente junto de algumas empresas no mercado, sendo que se espera vir a ser revelado ao público entre Março e Junho de 2021.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!