1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

EMOTET

 

A infraestrutura de um dos malwares mais perigosos até agora na Internet, o Emotet, foi finalmente desmantelada sobre uma ação conjunta da Europol e Eurojust.

 

Num esforço conjunto das autoridades de vários países, e com o apoio de investigadores de segurança, as autoridades conseguiram desativar uma das maiores redes botnet que estava atualmente em vigor na Internet, e que afetava milhões de dispositivos em todo o mundo.

 

A rede do botnet conhecido como EMOTET mantinha-se ativa sobre milhares de servidores espalhados por todo o mundo, juntamente com centenas de outros sistemas individuais e ainda mais dispositivos infetados. O malware multiplicava-se por milhares de sistemas em todo o mundo com o objetivo de tornar a rede botnet mais resistente contra possíveis ataques.

 

As máquinas afetadas pelo malware foram também redirecionadas para a rede das autoridades, numa tentativa de evitar que possam ser exploradas para mais géneros de ataques. Apesar desta botnet não ser recente, nos últimos meses tinha-se vindo a verificar a um crescente aumento de atividade a partir da mesma, bem como também de novas campanhas de spam com o objetivo de fortalecer a mesma e distribuir o malware por ainda mais sistemas a nível mundial.

 

De relembrar que o primeiro caso do Emotet foi descoberto sobre um Trojan em 2014, que rapidamente se distribuiu pela Internet para infetar o máximo de sistemas possíveis. Na altura, o objetivo do malware era infetar o máximo de sistemas possíveis para tornar a rede cada vez maior e poder usar os sistemas infetados para as mais variadas atividades maliciosas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech