1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados

Siga-nos

GrapheneOS smartphone

 

Numa altura em que a Google continua a batalhar na sua parte da privacidade para com os utilizadores, cada vez mais a privacidade tem vindo a ser o centro das atenções na internet. Existem diversas alternativas mais privadas para os mais variados serviços na Internet, mas no que respeita a sistemas operativos para dispositivos móveis as alterações ficam algo limitadas: ou se tem iOS ou Android.

 

De forma algo inesperada, o CEO do Twitter, Jack Dorsey, deixou recentemente um tweet para o sistema GrapheneOS. Esta é uma versão do Android AOSP focada em garantir mais privacidade para os utilizadores, fornecendo um sistema livre de tracking por parte da Google – e na realidade, este projeto não é recente, sendo que de acordo com os documentos no site do projeto, este terá sido iniciado em 2014. No entanto, existe também uma discussão acessa entre a origem deste sistema, nomeadamente com o possível uso de código-fonte associado com a entidade CopperheadOS, do qual o fundador de GrapheneOS teria participado no desenvolvimento.

 

Tweet do CEO do Twitter

 

É um pouco estranho o motivo pelo qual o CEO do Twitter encontra-se a partilhar este género de sistema. No entanto, esta partilha pode aproximar a ideia que alguns rumores tem vindo a indicar, onde o Twitter encontra-se a focar em criar uma plataforma descentralizada para comunicação e focada sobretudo na privacidade – algo que, para já, ainda não possui nada em concreto desenvolvido.

 

Seja como for, para quem tenha interesse em experimentar a GrapheneOS, esta encontra-se disponível para vários dispositivos da linha Google Pixel, e é uma excelente opção a pensar na privacidade online.







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech