1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados

Siga-nos

Centro de dados com servidores

 

Portugal acaba de receber uma contribuição de quase sete milhões de euros por parte da Comissão Europeia para a instalação de um novo supercomputador, o qual deverá encontrar-se operacional até ao início de 2022.

 

Segundo o comunicado da CE, citado pelo jornal Observador, este novo apoio faz parte de uma verba total de 20 milhões de euros que se encontra projetada para o desenvolvimento do supercomputador Deucalion. Esta verba será suportada pela Empresa Comum Europeia para a Computação de Alto Desempenho, uma organização responsável por juntar diversos recursos da União Europeia para a instalação e inovação de supercomputadores na região.

 

Este supercomputador irá ficar instalado no Centro de Computação Avançada do Minho, sendo que a Comissão Europeia afirma que o mesmo será usado para “investigação e desenvolvimento de tecnologias eficientes em termos de recursos e energia, descoberta de novas drogas e previsão do tempo”.

 

De notar que esta mesma iniciativa vai também levar um conjunto de supercomputadores a outros países, nomeadamente na Bulgária, República Checa, Finlândia, Itália, Luxemburgo e Eslovénia. Esta ainda previsto que um destes supercomputadores comece já em funcionamento durante este ano, na região de Barcelona, em Espanha.







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech