Portugal acaba de receber uma contribuição de quase sete milhões de euros por parte da Comissão Europeia para a instalação de um novo supercomputador, o qual deverá encontrar-se operacional até ao início de 2022.
Segundo o comunicado da CE, citado pelo jornal Observador, este novo apoio faz parte de uma verba total de 20 milhões de euros que se encontra projetada para o desenvolvimento do supercomputador Deucalion. Esta verba será suportada pela Empresa Comum Europeia para a Computação de Alto Desempenho, uma organização responsável por juntar diversos recursos da União Europeia para a instalação e inovação de supercomputadores na região.
Este supercomputador irá ficar instalado no Centro de Computação Avançada do Minho, sendo que a Comissão Europeia afirma que o mesmo será usado para “investigação e desenvolvimento de tecnologias eficientes em termos de recursos e energia, descoberta de novas drogas e previsão do tempo”.
De notar que esta mesma iniciativa vai também levar um conjunto de supercomputadores a outros países, nomeadamente na Bulgária, República Checa, Finlândia, Itália, Luxemburgo e Eslovénia. Esta ainda previsto que um destes supercomputadores comece já em funcionamento durante este ano, na região de Barcelona, em Espanha.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!