Um grave problema com as baterias atuais acontece quando estas começam a inchar. Baterias inchadas não só levam a uma redução drástica da capacidade das mesmas, como podem levar a falhas catastróficas – como incêndio ou explosões. Ou seja, não é algo que certamente se pretende numa bateria.
A pensar nisto, a Xiaomi parece estar a desenvolver um novo sistema que será capaz de identificar quando uma bateria estiver inchada no dispositivo, alertando o utilizador para tomar as devidas precauções.
A ideia parte de uma patente recentemente registada pela Xiaomi, e até ao momento ainda se desconhece se a empresa realmente vai implementar essa tecnologia em futuros dispositivos. Segundo revela o portal MyDrivers, a patente descreve um sistema que é capaz de identificar a expansão da bateria no interior de um dispositivo móvel, aplicando diferentes medidas para informar os utilizadores finais.
No final, o sistema será quase como um “sensor” no interior do dispositivo, que é capaz de identificar onde a bateria se encontra e a sua estrutura, detetando também qualquer anormalidade que apareça.
Como indicado, a ideia surge apenas de uma patente, e para já não existe nenhuma confirmação de que a mesma venha a ser implementada em produtos finais no mercado.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!