Recentemente o LastPass revelou grandes alterações sobre o seu plano gratuito, praticamente forçando os utilizadores que realmente pretendam ter uma solução para gestão de senhas a adquirir o plano premium da empresa.
A medida tem vindo a ser recebida com algum desagrado pela Internet, e com uma certa razão no final. Atualmente o mundo digital de praticamente qualquer utilizador não se limita apenas a um dispositivo específico – neste caso, computador ou smartphone. Praticamente todos os utilizadores da internet tendem a usar os dois, e como tal, manter as suas contas sincronizadas num gestor de senhas é fundamental.
Infelizmente esta não é a ideia da LastPass com as recentes medidas. Mas felizmente existem alternativas que poderão ser melhores no mercado – e igualmente gratuitas. Uma das que o TugaTech recomenda será o Bitwarden.
O Bitwarden não é um nome desconhecido no mercado, e na realidade faz alguns anos que tem vindo a ser a escolha de vários utilizadores – muitos dos quais também migrarem de plataformas como o LastPass no passado. O Bitwarden fornece praticamente tudo o que se poderia querer de um gestor de senhas (e até mais), de forma totalmente gratuita.
Para começar, não existem limites para as senhas que podem ser armazenadas. Além disso, a plataforma conta com aplicações dedicadas para praticamente todos os sistemas e navegadores, sendo que os utilizadores podem realizar a sincronização completa das contas entre todos os dispositivos.
Além disso, a aplicação é também inteiramente open-source. Como tal, os utilizadores podem optar por duas formas de manterem os seus dados seguros: podem usar a plataforma da própria Bitwarden para guardar os conteúdos encriptados, ou caso tenham conhecimentos, poderão instalar o Bitwarden nos seus próprios servidores.
Como se trata de uma plataforma open-source, qualquer um poderá instalar e usar a mesma conforme necessite.
A versão gratuita será certamente mais do que suficiente para a grande maioria dos utilizadores, e com funcionalidades consideravelmente interessantes. No entanto, para quem pretenda um pouco mais, existe ainda uma versão Premium que permite acesso a algumas funcionalidades adicionais, como é o caso de 1GB de armazenamento encriptado, autenticação em duas etapas e acesso de emergência para as contas.
Estas funcionalidades premium são um extra interessante, sobretudo tendo em conta que os planos partem de 1 dólar por mês – 10 dólares anuais.
Além disso, para quem esteja a vir do LastPass, a plataforma permite facilmente importar todos os conteúdos, para que não perca nenhuma informação no processo. Poderá verificar o guia para tal neste link. Se pretender experimentar o Bitwarden, poderá aceder a partir do site oficial da plataforma.
(Este artigo não possui nenhum link de afiliado, porque consideramos que a segurança é importante para todos, bem como a informação sobre a mesma, sem que se tenha de receber afiliação de volta. Quando um serviço é benéfico para utilidade pública, consideramos importante para os nossos leitores)
Nenhum comentário
Seja o primeiro!