1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Gmail google

 

Ao olhar para a sua conta de email, quantas mensagens recebe por dia? Provavelmente existe a possibilidade de receber mensagens de todos os géneros, desde contactos de amigos, trabalho, publicidade, entre outras.

 

No entanto, segundo um estudo realizado pela BBC, uma grande parte dos emails que os utilizadores recebem nas suas contas de email possuem o que é conhecido como píxeis de tracking. Estes píxeis são pequenas imagens que servem para “espiar” o utilizador, sobretudo para saber quando a mensagem foi lida pelo destinatário e também para ver quantas vezes uma mensagem foi realmente aberta pelo utilizador.

 

Este género de píxeis normalmente são integrados como uma pequena imagem no conteúdo do email, invisível, mas que quando carregada tem de ser feito um pedido ao servidor remoto – informando o mesmo que aquela imagem e mensagem foi aberta.

Dependendo do serviço de email, este pixel pode informar de detalhes como quantas vezes a mensagem foi aberta, qual o programa de email usado para tal e até mesmo a localização aproximada dos utilizadores com base no IP.

 

Enquanto que muitas agências de email marketing usam este género de píxeis para as suas campanhas, estes podem também ser vistos como uma invasão da privacidade dos utilizadores – já que vária informação é recolhida sem que muitas vezes os utilizadores tenham conhecimento de tal.

O facto de serem pequenas imagens – normalmente com 1x1 de tamanho – torna-os praticamente impossíveis de serem detetados.

 

De acordo com o estudo, cada utilizador recebe em média 24 emails por dia com estes píxeis. Alguns utilizadores com um volume de emails recebidos diários mais elevados, a percentagem sobe para 50 emails por dia.

 

utilizador a ler email

 

Estes píxeis são o que leva muitas vezes as empresas a reenviarem emails de notificação para mensagens que foram “lidas, mas não respondidas”. Isto permite o reenvio de emails para tentar cativar o contacto ou saber exatamente quais os utilizadores e preferências dos conteúdos que cada um possui mais interesse.

 

De notar que a legislação europeia estipula que este género de píxeis deve ser notificado aos utilizadores quando se encontra nos emails que recebem, mas uma vasta maioria dos emails que são recebidos com os mesmos não possuem qualquer notificação de tal.

 

Uma das formas de bloquear este género de píxeis passa por limitar a abertura de imagens nos emails de contactos desconhecidos. Dependendo do programa de email que esteja a ser usado, algumas plataformas permitem bloquear o carregamento de imagens nos emails de contactos desconhecidos – embora isso impeça também muitas vezes validar o conteúdo das mensagens corretamente, e a maioria dos utilizadores acaba por ativar  a visualização das imagens.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech