Ao longo das últimas versões do Android, a Google tem vindo a incentivar o uso de gestos de navegação, invés dos convencionais “botões virtuais” na parte inferior do ecrã. No entanto, nem todos apreciam esta mudança, sobretudo porque os gestos tendem a ser algo “irregulares”.
Enquanto que umas vezes funcionam, outras necessitam de ser refeitos ou acabam por dificultar todo o processo. No entanto, com a chegada do Android 12, a Google parece estar atenta a esse problema, e para tentar resolver o mesmo vai agora adotar uma nova postura face aos gestos de navegação no sistema.
De acordo com o portal XDA-Developers, as versões de teste do Android 12 contam com várias funcionalidades que foram criadas para melhorar o uso de gestos durante a navegação pelo sistema, mas mais importante, estes gestos vão sendo melhorados automaticamente pelo Android com recurso a Inteligência Artificial.
O sistema conta com uma lista de várias aplicações que possuem um conjunto de referências sobre como devem determinados gestos ser interpretados, tornando a experiência de uso mais simples e consistente. Isto deverá evitar que determinados gestos do sistema dentro de uma app produzam efeitos indesejados na mesma.
Este sistema vai também ser continuamente melhorado, de forma a que a IA seja capaz de identificar qual a ação que o utilizador realmente pretenda quando se encontra dentro de uma aplicação – por exemplo, se será para sair da mesma por completo ou apenas voltar atrás em algum menu.
É importante relembrar que o Android 12 ainda se encontra atualmente na versão de desenvolvimento, e como tal esta funcionalidade ainda poderá vir a ser melhorada antes da chegada da versão final ao público.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!