A NASA e a FAA confirmaram terem sido as mais recentes vítimas do ataque na empresa SolarWinds, que afetou centenas de entidades, incluindo algumas ligadas ao governo dos EUA. O ataque da SolarWinds encontra-se a ser classificado como um dos mais desastrosos da história da internet, e ainda se encontram a ser descobertas novidades sobre o mesmo praticamente todos os dias.
Apesar de o governo norte-americano ainda não ter confirmado oficialmente o ataque sobre estas duas entidades – sobretudo sobre a FAA, que será a diretamente relacionada com o mesmo – fontes apontam que ambas as entidades terão descoberto que o ataque também afetou as suas redes internas.
Um porta voz da NASA revelou que a agência encontra-se a trabalhar diretamente com a CISA para garantir que a sua rede se encontra protegida e para analisar o que poderá ter sido acedido por terceiros.
De relembrar que, apesar de a origem do ataque ainda ser desconhecida, várias agências de inteligência norte-americana, como o FBI e CIA, apontam que o mesmo poderá ter ligações com grupos de hackers patrocinados pelo governo da Rússia.
O ataque teria sido realizado em Fevereiro de 2020, e mais tarde ativado em Março do mesmo ano, mas apenas foi descoberto em finais de dezembro, dando bastante tempo para os atacantes acederem aos conteúdos ao seu dispor e potencialmente roubarem o mesmo.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!