1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware

Siga-nos

Computador quântico

 

Os computadores quânticos são uma tecnologia bastante interessante que pode vir a trazer grandes revoluções no mercado, e isso pode ser comprovado com toda a capacidade de processamento que estes sistemas são capazes de realizar.

 

De acordo com a empresa D-Wave, citada pelo portal ZDNet, usando um sistema apelidado de “quantum annealing”, os computadores quânticos são capazes de simular alguns cálculos cerca de três milhões de vezes mais rapidamente do que pelos meios convencionais.

 

Os investigadores da empresa, com o apoio da Google, demonstraram como os processadores e sistemas quânticos são capazes de realizar não apenas problemas mais complexos, como o fazem consideravelmente mais rápido do que através do uso de sistemas regulares.

Invés de demonstrar a supremacia quântica, que acontece quando um sistema quântico consegue resolver complexas atividades que seriam virtualmente impossíveis de realizar em meios tradicionais, a D-Wave demonstrou a elevada diferença que existe entre os dois sistemas.

 

Outra vantagem que a empresa sublinha sobre os processadores quânticos com a tecnologia “quantum annealing” encontra-se no facto que estes foram capazes de demonstrar a sua robustez e velocidade com aplicações práticas no mundo real, e não com apenas provas de conceito.

 

Apesar de estas notícias serem certamente boas para o desenvolvimento de novas tecnologias onde a tecnologia quântica possa ajudar, também abre portas a algumas questões. Com estes sistemas a tornarem-se cada vez mais complexos mas acessíveis, existe a possibilidade que num futuro próximo possam ser usados para atividades menos rentáveis – já imaginou um sistema quântico a adivinhar em poucos segundos todas as possíveis senhas de login num sistema?

Nenhum comentário.

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech