1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Facebook spam

 

Se nos últimos tempos está a receber mais spam do que é habitual no Facebook e Instagram, não será um caso único. Temos vindo a receber vários relatos de utilizadores que, nas últimas semanas, verificam um aumento drástico no caso de spam enviado dentro da plataforma.

 

Spam sempre foi algo que existiu no Facebook e no Instagram, mas durante as últimas semanas foi verificado um crescimento considerável de casos de spam a ocorrerem na plataforma, e a agravar-se consideravelmente a cada dia.

Estes casos podem ocorrer de diferentes formatos: pedidos de amizade por contas falsas, mensagens privadas, identificações, entre outras. No entanto, a grande maioria pretende levar os utilizadores a carregarem em links de sites externos, usados para roubo de informações pessoais e dados de pagamento.

 

A maioria das mensagens são enviadas com o cariz sexual, indicando normalmente links para sites externos onde se pode aceder a determinados conteúdos. É possível rapidamente identificar casos de spam, sobretudo em pedidos de amizade, visto que todas as contas seguem a mesma tendência: são perfis recentemente criados, normalmente de mulheres e com fotos apelativas. Estes perfis tendem também a ter uma única foto nos mesmos, com o texto de spam e o site externo.

 

exemplo de perfil falso no facebook

 

Se o utilizador aceitar o pedido de amizade, normalmente recebe uma mensagem diretamente a indicar para aceder a um site externo e obter acesso a conteúdos privados. As mensagens possuem normalmente links encurtados ou de redirecionamento do Facebook, para tentar enganar as vitimas a pensarem que se trata de um link do Facebook - já que está sobre "Facebook.com".

 

mensagem direta spam

 

No caso das mensagens enviadas diretamente, também acontece em grupos criados com centenas de utilizadores aleatórios, onde é partilhado apenas um link para o site externo. Esta é uma técnica bastante usada sobre o Instagram, onde é possível criar grupos com centenas de utilizadores aleatórios e onde é enviada a mensagem contendo o link para os conteúdos maliciosos.

 

instagram mensagem spam

 

Será extremamente recomendado que os utilizadores não carreguem sobre os links enviados, já que poderão ser reencaminhados para conteúdos maliciosos ou sites que estejam desenvolvidos para levar ao roubo de dados pessoais, entre outras atividades maliciosas.

 

Na maioria dos casos, o sistema de filtragem do Facebook deverá bloquear automaticamente estas mensagens, tanto no Messenger como no Instagram, colocando as mesmas dentro da pasta de pedidos de mensagens - onde os utilizadores não são notificados diretamente. Ainda assim, o sistema encontra-se longe de ser perfeito, e isto não impede também os casos de pedidos de amizade enviados diretamente.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech