Durante o final do ano passado, a Apple marcou-se no mercado ao ser a primeira empresa que lançou um dispositivo móvel sem o respetivo carregador na caixa. A nova geração do iPhone 12 chegou ao mercado sem o tradicional carregador, no que a Apple afirma ser uma forma de pensar no meio ambiente.
Em teoria, esta ideia até pode fazer sentido, no entanto, os resultados finais para os consumidores é uma história completamente diferente – e se existem que considere que será uma medida de pouco impacto, também existe quem tenha a ideia que a medida pode ser prejudicial.
Segundo a Apple, um dos motivos para não incluir o carregador na caixa encontra-se no facto que a maioria dos consumidores já possui o seu próprio carregador de dispositivos antigos, ou caso não possuam, podem sempre adquirir um novo nas lojas oficiais da Apple.
No entanto, a entidade de defesa dos direitos do consumidor no Brasil, conhecida como Procon-SP, avançou com uma multa junto da Apple por esta decisão. Segundo a Procon-SP, esta venda de smartphones sem carregadores na caixa de novos dispositivos viola as leis do Brasil, e uma vez que a Apple avançou com a venda dos novos iPhones no pais sem o mesmo, esta foi agora multada em cerca de 2 milhões de dólares.
Além disto, a mesma entidade afirma ainda que a Apple tem vindo a enganar os consumidores com informações falsas relativamente à resistência à água do iPhone. Apesar de estes modelos virem com certificações IP68, a Apple nega reparar qualquer dispositivo que apresente traços de ter estado em contacto com a água – mesmo que a fabricante recomende os utilizadores a manterem os seus dispositivos afastados de líquidos.
Apesar de a Apple ainda não ter comentado a multa aplicada, é importante sublinhar que esta ainda pode apelar da decisão – no entanto, a lei parece estar do lado dos consumidores do Brasil neste caso, e existe a possibilidade que a Apple tenha a vir de incluir carregadores nos seus produtos vendidos sobre o pais para o futuro.
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