1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Google Play Store

 

A Google encontra-se a aplicar algumas alterações na forma como as aplicações são distribuídas pela Play Store, sendo que uma das principais mudanças encontra-se na recolha que os programadores podem fazer de informações dos dispositivos onde as suas apps se encontrem.

 

Como forma de limitar algumas permissões mais sensíveis dentro do ecossistema do Android, a Google encontra-se agora a aplicar limitações sobre a query “QUERY_ALL_PACKAGES”, que normalmente é usada dentro das apps para estas recolherem outras aplicações que se encontram instaladas no dispositivo.

 

Ou seja, aplicações que estejam a usar esta API para recolher uma lista de outras apps instaladas no sistema, a partir de agora, vão ter as suas funcionalidades consideravelmente limitadas. Esta limitação ocorre para todas as apps que estejam desenvolvidas sobre a API 30+, ou seja, para o Android 11 ou mais recente.

 

No entanto, existem algumas exceções de apps que ainda poderão continuar a usar esta API, nomeadamente sistemas de antivírus, gestores de ficheiros, de pesquisa e navegadores. Os programadores, no entanto, necessitam de especificar o uso da permissão e quais as intenções da mesma, isto para poderem ter acesso à mesma.

 

De forma temporária, apps de bancos e de pagamentos digitais também irão continuar a ter acesso a esta API – que normalmente era usada como forma de segurança adicional, verificando potenciais apps maliciosas instaladas que poderiam roubar informações bancárias.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech