1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Ubuntu 21.04

 

A Canonical revelou a disponibilização do novo Ubuntu 21.04, a mais recente versão do sistema da empresa que se encontra disponível para os utilizadores finais e na versão estável.

 

Esta nova versão pode agora ser descarregada do site oficial da distribuição, estando disponível para as versões desktop, server e cloud. O Ubuntu 21.04 conta com diversas melhorias e algumas novidades para os utilizadores, sendo o grande destaque o uso do kernel Linux 5.11, que deverá fornecer melhorias a nível de desempenho e estabilidade do sistema, além do suporte ao GNOME 3.38 com o Wayland.

 

Dentro deste, o Wayland deverá fornecer algumas melhorias de desempenho em determinadas aplicações, supondo que o hardware do sistema o suporta. Entre algumas apps que podem verificar melhorias encontra-se o Firefox.

 

Além disso, esta versão conta ainda com a integração do suporte ao Active Directory, que permite o acesso direto a domínios Active Directory sem a necessidade de configurações extra ou complicadas. A Microsoft e a Canonical também revelaram melhorias a nível do suporte ao Microsoft SQL Server sobre o Ubuntu, que deverá agora contar com melhorias também a nível da estabilidade.

 

De notar que, por enquanto, esta nova versão não se encontra disponível para os utilizadores do Ubuntu 21.04, devido a um bug no sistema que pode impedir o correto arranque do mesmo para utilizadores de sistemas UEFI. No entanto, o upgrade deverá ser ativado de forma direta quando a correção para o problema for lançada.

 

Para quem pretenda usar o mesmo em novos sistemas – ou arriscar o upgrade manual – o download das imagens pode ser feito diretamente do site da distribuição.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech