1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Microsoft Edge logo

 

Se usa um navegador baseado no Chromium e tende a abrir o Gestor de Tarefas do Windows com frequência, possivelmente deve ter reparado numa infinidade de processos associados com o navegador.

 

Estes processos fazem parte da arquitetura que a maioria dos navegadores atualmente utiliza, colocando diferentes partes do mesmo em diferentes processos, para aumentar a estabilidade, segurança e desempenho – à custa de um pouco mais de uso na RAM.

Isto permite que, por exemplo, se uma extensão apresentar algum erro ou bloquear, o navegador por completo não seja afetado. Ou até mesmo a nível da segurança, permite melhor isolar possíveis processos que possam tentar comprometer o sistema.

 

No entanto, se alguma vez viu esta lista de processos, também deve ter reparado como estes surgem sem uma designação concreta – surgem apenas com o nome do processo principal, neste caso do navegador usado.

A Microsoft espera vir a resolver isto no futuro com o Edge, integrando o mesmo com o Gestor de tarefas do Windows 10. Isto vai permitir que os utilizadores tenham acesos a uma lista de processos especifica para o que está a ser usado pelo navegador.

 

novo gestor de tarefas para edge e windows

 

Ou seja, invés de serem apresentados processos apenas relativos ao Edge, estes deverão surgir com o que exatamente estão a controlar dentro do navegador – como é o caso das extensões   que dizem respeito, abas ou funcionalidades do navegador.

 

Infelizmente esta novidade encontra-se prevista apenas para o Microsoft Edge, e até ao momento ainda se desconhece se a Microsoft a vai abrir para uso também a outros navegadores baseados em Chromium.

 

No final, isto deverá ajudar os utilizadores a identificarem os processos mais facilmente dentro do navegador, ou até a verificar os que estão a consumir mais recursos.

De relembrar que, atualmente, é possível verificar esta lista em todos os navegadores baseados em Chromium, a partir do Gestor de Tarefas integrado de cada navegador – mas não diretamente do Gestor de Tarefas do Windows.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech