A pandemia parece ter vindo a incentivar a compra de novos portáteis no mercado, e se existe um vencedor claro no mesmo são os Chromebooks da Google. Este modelo de portáteis foi um dos que mais vendeu durante o período mais critico da pandemia no mercado mundial.
De acordo com os dados mais recentes da empresa Canalys, durante o ano de 2020 a venda de Chromebooks no mercado aumentou cerca de 275% em comparação com o ano anterior. A tendência de crescimento das vendas é algo que também se verifica no mercado dos portáteis e tablets, com um crescimento de 62% e 52% respetivamente.
No mercado da venda de computadores fixos, no entanto, registou-se uma queda nas vendas de 4%. Esta queda pode demonstrar-se pelo facto que mais utilizadores necessitaram de portáteis para realizarem as suas tarefas do dia a dia durante a pandemia. E esta tendência parece vir a manter-se também para 2021, com as primeiras previsões a voltarem a apontar para valores positivos de vendas nos diferentes mercados.
Colocando os dados por números e por marcas, a HP foi uma das que mais dispositivos vendeu dentro da gama de Chromebooks, com 4.3 milhões de unidades vendidas durante o primeiro trimestre de 2021. Em seguida encontra-se a Lenovo, com 3.1 milhões de unidades, acompanhada de perto pela Acer com 1.4 milhões.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!