A Google anunciou que vai implementar na Play Store uma funcionalidade bastante similar ao que se encontra na App Store da Apple, permitindo aos utilizadores terem acesso a mais informações sobre a recolha que cada aplicação faz dos dados.
De acordo com o comunicado da empresa, a nova funcionalidade irá começar a surgir nos próximos meses pela Google Play Store, e vai permitir aos utilizadores terem acesso ao que cada aplicação recolhe a nível de dados e o que partilha com terceiros. A empresa afirma que esta será uma grande mudança na Play Store, e como tal, a empresa revelou antecipadamente a novidade para que os programadores se possam preparar para a mesma.
Com esta funcionalidade, todas as aplicações que sejam enviadas ou atualizadas depois da politica entrar em efeito, terão de contar com os detalhes sobre os dados que recolhem dos utilizadores e que partilham com terceiros, sendo que essa informação irá encontrar-se disponível para verificação na loja.
Os programadores que falhem a fornecer esta informação poderão ter medidas aplicadas sobre as suas contas e aplicações, embora a empresa ainda não tenha revelado quais as medidas que podem ser aplicadas. As aplicações devem ainda fornecer as informações relativamente à recolha de dados de forma verdadeira e legitima, sendo que a ocultação ou manipulação desses detalhes pode resultar igualmente em medidas por parte da Google.
Além destas novas medidas, a empresa encontra-se ainda a preparar um conjunto de novas melhorias na sua loja focadas em fornecer mais informações aos utilizadores e sobre a sua privacidade, nomeadamente se uma determinada app possui encriptação dos dados, se é aceitável dentro do programa familiar e como os utilizadores podem realizar os pedidos para remover os dados da app se o necessitarem.
A Google espera começar a implementar estas novas medidas durante os próximos meses, com previsões de estar totalmente aplicada na loja ainda durante este ano.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!