Os captchas são uma realidade que, infelizmente, ainda faz parte da internet. Usado no mais variado género de conteúdos, captchas são normalmente pequenas funcionalidades que pretendem evitar o acesso ou tarefas por parte de sistemas automáticos e bots.
No entanto, mais vezes do que muitos certamente gostariam, os captchas também chegam a ser vistos por seres humanos, e nem sempre resolver um é tão simples como parece – dai a fama dos mesmos. No entanto, a Cloudflare encontra-se agora a estudar uma forma de terminar com este género de conteúdo.
De acordo com os estudos da empresa, em média a resolução de um captcha demora 32 segundos. Se tivermos em conta o exemplo que, em 10 dias na Internet, existem cerca de 4.600 milhões de utilizadores ativos em todo o mundo, e se todos virem pelo menos um captcha, perde-se aproximadamente 500 anos a resolver estes conteúdos cada dia.
Para resolver este problema, o Cloudflare pretende usar chaves de segurança físicas como forma de comprovar que os utilizadores são realmente humanos. Este género de chaves não é algo novo, e é bastante usado em alguns sistemas como uma forma adicional de proteção. Estas possuem um certificado encriptado que atesta como é a pessoa real que se encontra a realizar o login no serviço – e apenas essa pessoa.
A Cloudflare encontra-se assim a trabalhar com alguns dos criadores das tecnologias associadas com chaves de autenticação, para integrar uma nova tecnologia assente sobre as existentes, que dará a capacidade de resolver captchas mais rapidamente usando as chaves – inicialmente os testes vão ser feitos apenas com sites que estejam protegidos com Cloudflare e tenha visitantes que acedem à página de bloqueio dos mesmos.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!