Os serviços de saúde da Irlanda confirmaram recentemente terem sido alvos de um ataque de ransomware, onde os atacantes estão a exigir o pagamento de 20 milhões de dólares de forma a desbloquear os conteúdos. Este ransomware já causou vários problemas no sistema de saúde do pais.
A HSE, entidade de saúde da Irlanda, confirmou que foi necessário encerrar os seus sistemas no final de sexta-feira, após ter sido verificado um ataque de ransomware Conti, que rapidamente se propagou a outros sistemas internos da rede. As autoridades decidiram encerrar os sistemas para evitar que o mesmo se propaga-se para mais redes internas.
O ataque terá levado a que exista atualmente um acesso consideravelmente limitado no acesso a informação de saúde no pais, como registos médicos e notas dos médicos. Isto encontra-se igualmente a afetar o tratamento de pacientes, que se encontram a verificar fortes atrasos nas consultas e tratamentos.
De acordo com o portal BleepingComputer, os hackers encontram-se a exigir o pagamento de quase 20 milhões de dólares das autoridades de saúde, alegando ainda que possuem mais de 700 GB de dados não encriptados associados com os sistemas infetados – na sua maioria fichas e documentos médicos de pacientes.
Taoiseach Micheál Martin, primeiro-ministro da Irlanda, revelou recentemente numa conferência de imprensa que não irá ser realizado qualquer pagamento sobre o ataque.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!