O Facebook acaba de confirmar que vai começar a aplicar medidas mais severas para os utilizadores que partilhem de forma repetida desinformação na plataforma, no que é visto como uma nova medida da rede social para combater a partilha de conteúdos enganadores.
De acordo com a plataforma, os utilizadores que sejam conhecidos por partilhar desinformação na rede social, a partir de agora irão começar a verificar um alerta antes da publicação, alertando que o conteúdo da mesma pode fazer com que o post seja colocado numa posição menos visível dentro da rede social – ou possa ser até limitado por completo.
Até agora, a rede social apenas aplicava medidas a conteúdos enganadores depois destes terem sido analisados por “fact checkers” da mesma. No entanto, o período de tempo entre a partilha inicial e a analisar poderia levar a que um conteúdo fosse propagado de forma viral dentro da rede social – e alcançasse um elevado número de utilizadores antes de ações serem tomadas.
Com esta nova medida, o Facebook pretende reduzir este impacto, classificando automaticamente os utilizadores que tenham o hábito de partilhar conteúdos enganadores, e alertando para a possível desclassificação dos posts da timeline principal.
O Facebook irá começar a alertar os utilizadores antes destes partilharem os conteúdos, dando assim possibilidade de estes retificarem a falha e não sofrerem as penalizações.
Esta medida surge depois de vários investigadores terem já comprovado que uma grande parte das teorias da conspiração e conteúdos de desinformação nas plataformas sociais surgem praticamente sempre por um pequeno conjunto de utilizadores, que pode ser rapidamente identificado pelas redes sociais.
Além desta medida, a plataforma também se encontra a implementar um alerta para os utilizadores que deixem "Gostos" em páginas que sejam conhecidas por partilhar desinformação. Antes de confirmar o gosto, os utilizadores serão notificados para que uma determinada página é conhecida por partilhar conteúdo enganador, dando a possibilidade de realmente avançar com o gosto ou de cancelar a ação.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!