Cada vez mais o 5G se encontra a ser falado como o “futuro” das telecomunicações, sendo que cada vez mais também começam a chegar ao mercado dispositivos que são capazes de aproveitar esta tecnologia. No entanto, na prática, ainda existe muitos poucos locais em Portugal onde os utilizadores podem beneficiar desta tecnologia.
Por agora, o uso de 5G ainda se encontra limitado a algumas zonas de “teste”, e a maioria localizada em Lisboa e no Porto. No entanto, isso não impede as operadoras de começarem a publicitar os seus produtos e tarifários com suporte a redes 5G.
Seja Vodafone, Meo ou NOS, todas as operadoras destacam nas suas páginas o 5G, seja nos tarifários existentes ou nos dispositivos à venda. Porem, a MEO parece estar a preparar-se para adotar uma estratégia diferente: cobrar um extra para acesso 5G.
De acordo com o verificado na página de adesão a redes 5G da MEO, é possível verificar a referência a um plano mensal de acesso a esta tecnologia, que acresce aos tarifários que os utilizadores tenham subscrito. Por mais 5 euros mensais, ou 30€/ano se o pagamento for feito anualmente, os utilizadores passam a ter acesso a redes 5G – supondo também que possuem dispositivos capazes de aceder a estas redes.
Até ao momento a MEO é a única operadora que se encontra a aplicar esta vertente. Todas as restantes operadoras indicam que os consumidores poderão ter acesso a rede 5G desde que estejam numa das zonas suportadas – no entanto o lançamento comercial da tecnologia ainda não foi realizado, e para já as zonas disponíveis são consideradas de “teste”.
Não existe como negar que a tecnologia 5G é considerada o futuro das comunicações. No entanto, se juntarmos a este ponto que os tarifários das operadoras móveis em Portugal estão entre os mais caros da Europa, incluir o 5G como um “extra” vai tornar essa opção ainda mais cara para quem realmente pretenda.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!