1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Google celebração Carolina Beatriz Ângelo

 

A Google encontra-se a celebrar mais um evento importante com o seu doodle. Quem aceder ao motor de pesquisa durante o dia de hoje deverá verificar o novo doodle da empresa a celebrar Carolina Beatriz Ângelo, reconhecida médica e feminista que ganhou destaque nas votações de 1911.

 

Carolina Beatriz Ângelo tornou-se a primeira mulher a votar em Portugal, a 28 de Maio de 1911, para a Assembleia Nacional Constituinte. Beatriz Ângelo ganhou destaque por encontrar uma “falha” no código eleitoral da altura, que permitia apenas a votação de pessoas com mais de 21 anos, residentes em território nacional, que saibam ler e escrever, bem como sejam chefes de família.

 

Sendo médica no Hospital de São José em Lisboa, e viúva, Beatriz Ângelo considerou-se apta para votar, reunindo todas as condições que a legislação da altura indicava. Apesar de a legislação apenas ter começado a permitir a votação de mulheres anos mais tarde, o feito de Beatriz Ângelo marcou um ponto de viragem na história eleitoral do pais.

 

O doodle da Google hoje celebra esse feito, que foi um grande e importante avanço nos direitos das mulheres em Portugal.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech