Um vasto conjunto de links públicos do Google Drive podem deixar de funcionar corretamente a partir de Setembro, devido a uma atualização que a empresa se encontra a realizar sobre os mesmos.
De acordo com o comunicado da Google, a empresa encontra-se a lançar uma atualização na forma como os ficheiros são partilhados pelo Drive, que deve tornar a tarefa consideravelmente mais segura.
A partir de 13 de Setembro de 2021, os links públicos do Google Drive passam a contar com uma chave de acesso, gerada a primeira vez que um utilizador acede ao link. O problema encontra-se para quem tenha links antigos do Google Drive partilhados publicamente e que datem de anteriormente a esta novidade.
Nestas situações, quem tenha visitado o link no passado, ainda deverá continuar a ter acesso. No entanto, para novos utilizadores que acedam ao mesmo, a chave de acesso não se encontra gerada, e como tal é necessário pedir autorização ao dono do ficheiro para que se volte a ter acesso ao mesmo.
No entanto, existem formas de contornar o problema. A Google afirma que irá começar a notificar os utilizadores, e também as empresas dentro do Google Workspace, durante as próximas semanas, dando a possibilidade de desativar a funcionalidade de criação de chaves para links antigos. Isto, no entanto, necessita de ser feito manualmente pelos administradores ou gestores das contas do Google Drive – se nenhuma ação for tomada, então a medida será aplicada em Setembro.
No entanto, a Google também recomenda que esta medida apenas seja feita caso realmente os utilizadores pretendam que os seus links partilhados do Google Drive permaneçam disponíveis publicamente – e não se importem de ser encontrados. Para quem tenha links partilhados de forma privada ou não visível publicamente, a Google recomenda que seja feita a atualização dos links sobre o novo sistema.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!