O mercado das criptomoedas tem vindo a enfrentar vários problemas nos últimos meses, mas se existe quem tenha sido afetado foram sem dúvida quem mantinha linhas de mineração na China. As autoridades chinesas começaram a aplicar medidas para limitar consideravelmente o processo de mineração no pais – que basicamente impedem o uso de criptomoedas e também a sua mineração.
Devido a isso, os mineradores estão a ser “forçados” a vender as placas gráficas que estavam a ser usadas para a tarefa – por vezes em valores consideravelmente abaixo dos atuais. Em vários mercados em segunda mão na China é possível encontrar placas que estão com preços consideravelmente reduzidos se tivermos em comparação outros locais no mundo.
Como exemplo, uma RTX 3070 pode agora ser encontrada à venda por 339 euros – que mesmo sendo usada, ainda assim será um preço consideravelmente inferior ao que é praticado na maioria dos mercados. Não apenas isso, mas este valor é praticamente metade do PVP que tinha sido recomendado pela Nvidia aquando o lançamento oficial da placa.
No entanto, é também importante ter em conta que estas placas estão à venda apenas na compra “em lote”, ou seja, para quem pretenda comprar mais do que uma placa – por vezes na casa das centenas.
Obviamente, existe sempre o risco, sobretudo tendo o conhecimento de que estas placas foram usadas para mineração – e como tal em tarefas intensivas que muitas vezes se desconhece também se foi feito sobre as melhores condições (como exemplo, se estas estavam num ambiente de sobreaquecimento).
Nenhum comentário
Seja o primeiro!