Uma das grandes vantagens do WhatsApp encontra-se no facto que a plataforma encripta todas as mensagens enviadas na mesma ponta a ponta. Isto garante a privacidade dos conteúdos, evitando que estes possam ser “lidos” por terceiros.
No entanto, esta tarefa também torna consideravelmente difícil algumas tarefas rotineiras, como é o caso do suporte a backups das mensagens, mantendo as mesmas sincronizadas automaticamente. Até agora as mensagens podiam ser enviadas para o Google Drive, mas os conteúdos eram enviados de forma não encriptada. No entanto, o WhatsApp pode agora estar a resolver esse problema.
Segundo revela o leaker WABetaInfo, a mais recente versão do WhatsApp Beta ativa uma nova funcionalidade que a plataforma tinha vindo a testar faz alguns meses, e que basicamente permite realizar o backup das mensagens na cloud... mas existem alguns pontos negativos a ter em conta antes de ativar.
Ao ativar o backup na cloud de todas as mensagens e conteúdos multimédia, e caso o utilizador não se recorde do pin para entrar na sua conta ou na chave de 64 dígitos para recuperação, estes irão ficar impedidos de recuperar os conteúdos de forma permanente. A chave será a única forma dos utilizadores poderem desencriptar os conteúdos, e se esta for perdida, nem mesmo o WhatsApp diretamente pode ajudar na sua recuperação – sendo que os conteúdos ficam perdidos para sempre.
A funcionalidade encontra-se atualmente disponível para os utilizadores na versão Beta do WhatsApp, mas espera-se que chegue à versão estável durante as próximas semanas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!