1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Microsoft Store com app do TikTok no Android

 

Com a revelação do Windows 11, a Microsoft confirmou que o seu sistema operativo iria finalmente suportar aplicações do Android diretamente no sistema. Sem qualquer dúvida, isto são boas notícias para quem pretenda essa tarefa – algo que era apenas possível até agora com recurso a emuladores.

 

A integração do suporte a apps do Android no Windows vai permitir abrir portas para um novo conjunto de aplicações disponíveis no sistema. Existem, no entanto, ainda muitas dúvidas sobre o mesmo.

O Windows 11 encontra-se atualmente na sua versão de testes dentro do programa Insider, mas esta versão ainda não possui o sub-sistema para suportar apps do Android. Para isso teremos de esperar um pouco mais de tempo.

 

No entanto, a empresa já confirmou que vai permitir aos utilizadores instalarem as suas apps diretamente da Amazon App Store e da Microsoft Store, portanto qualquer app que se encontre na loja vai ser teoricamente suportada.

 

> Como vai funcionar?

Do que se sabe até agora, a Microsoft confirmou que a plataforma irá usar o Windows Subsystem for Android (WSA), que é uma espécie de Linux Subsystem for Linux (WSL) mas focada para os conteúdos necessários para suportar apps do Android.

 

No final, o conceito será o mesmo que o WSL, sendo que as aplicações serão executadas sobre uma espécie de máquina virtual, separada do sistema operativo em si, e com uma versão base do Android Open Source Project (AOSP) – a versão “crua” do Android.

 

Esta versão não possui acesso aos serviços da Google – que seria essencial para usar algo como a Google Play Store, e dai o motivo para o uso da Amazon App Store – mas ao mesmo tempo isso não deverá ter impacto nas apps que possam ser usadas pelo sistema.

 

> Quais as apps compatíveis?

À partida, todas as apps do Android devem ser compatíveis com este sistema. Os utilizadores poderão executar as mesmas tal como se fossem apps nativas do sistema. Mas, claro, isso pode variar consideravelmente.

Apps que tenham sido desenvolvidas com um código bastante mais integrado ao hardware do smartphone, por exemplo, podem não funcionar de todo. Além disso, algumas informações podem não ser corretamente obtidas.

 

Este ponto será algo que apenas se poderá validar quando a funcionalidade estiver realmente disponível para os utilizadores finais.

 

> Sideloading de apps?

Apesar de a Microsoft ter confirmado a parceria com a Amazon App Store para fornecer a instalação de apps, a empresa também confirmou que será possível realizar o Sideloading de apps no sistema. Ou seja, desde que o utilizador tenha o ficheiro APK da app, será possível testar a mesma diretamente.

 

> Quanto vai estar disponível?

Segundo as previsões da Microsoft, este suporte via estar disponível até ao final do ano, mas possivelmente apenas iremos ver o mesmo na versão final do Windows 11, quando esta chegar ao mercado, e não durante a versão de testes.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech