Houve uma altura em que se acreditava que os sistemas Mac estariam “livre de vírus”, algo que a empresa teve de retroceder nas suas declarações já que os malwares para este sistema começaram rapidamente a surgir.
Isto era verdade antigamente, e continua a ser também com os novos sistemas baseados no chip M1 da empresa, que também não estão fora de serem alvo de ataques – tanto que agora foi até descoberto um malware que infeta tanto sistemas Windows como macOS da mesma forma.
Segundo o portal Bleeping Computer, o malware conhecido como “XLoader” é capaz de realizar diversas atividades maliciosas nos sistemas, desde recolher dados pessoais a gravar os conteúdos que são apresentados no ecrã, enviando os mesmos para servidores em controlo dos atacantes. O mais grave deste malware será que ele tinha sido originalmente criado para Windows, mas pode ser facilmente adaptado para macOS, visto correr sobre uma variante do Java.
Conforme revela a empresa de segurança Check Point Security, o malware encontra-se a adaptar cada vez mais para o macOS, e também para contornar as medidas de proteção do mesmo, numa tentativa de infetar o máximo de dispositivos possíveis.
A diferença entre sistemas afetados pelo malware com o Windows e o macOS tem vindo a tornar-se cada vez mais pequena, ao ponto que a versão para Mac está a ser considerada consideravelmente mais perigosa neste ponto.
O XLoader é um malware que se encontra à venda na Dark Web como uma subscrição, por cerca de 50 dólares mensais, sendo que os investigadores verificaram atividade do mesmo em mais de 69 países – a maioria encontra-se nos EUA.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!