1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

OPPO câmara atrás do ecrã

 

A OPPO tem vindo a destacar-se no mercado nos últimos tempos, e a mais recente tecnologia apresentada pela empresa revela exatamente isso. Durante o dia de hoje, a fabricante revelou a sua nova tecnologia de câmara por baixo do ecrã (USC – Under-Screen Camera) de nova geração para smartphones.

 

A nova solução de câmara por baixo do ecrã coloca discretamente a câmara frontal sob o ecrã do smartphone de uma forma que mantém a integridade e a consistência de todo o ecrã, tanto durante a utilização como quando está inativo.

 

Esta nova solução, onde a câmara frontal está escondida debaixo do ecrã, resolve muitos desafios técnicos e de produção que têm prejudicado a tecnologia de câmara por baixo do ecrã desde o início do seu desenvolvimento.

Entre as principais inovações contam-se a resolução de questões como a qualidade inconsistente do visor na área do ecrã acima da câmara sob o ecrã, uma fraca qualidade da imagem causada pela obstrução da câmara pelo ecrã e problemas relacionados com a fiabilidade do produto e a sua vida útil.

 

Graças aos progressos conquistados nestas áreas, a OPPO oferece uma solução avançada de câmara debaixo do ecrã que eleva a experiência abrangente de ecrã completo a um novo nível.

 

A empresa destaca ainda algumas das principais características desta nova tecnologia, que a distanciam também de outras no mercado. Para começar, existe a nova Geometria de píxeis, que reduz o tamanho de cada pixel sem diminuir o número de píxeis, garantindo que o ecrã mantêm a consistência mesmo sobre a zona onde se encontra a câmara.

 

Existe ainda uma nova Cablagem transparente, que a empresa refere substituir a tradicional cablagem do ecrã por um material de cablagem transparente, além de um novo design que reduz a largura da cablagem em 50%.

 

Protótipo de um dispositivo que contém a câmara por baixo o ecrã

 

Foram ainda feitas melhorias a nível do controlo da precisão, cor e brilho do ecrã, que em contraste com a norma atual do setor em utilizar 1 circuito de píxel para impulsionar 2 píxeis (“1 para 2”) na área do ecrã acima da câmara, a empresa introduziu uma nova solução utilizando tecnologia de ecrã patenteada, com cada circuito de píxel a impulsionar apenas 1 píxel (“1 para 1”).

 

Quando aliada à tecnologia precisa de compensação algorítmica, tal permite que a cromaticidade e o brilho de todo o ecrã sejam controlados com precisão com um desvio de cerca de 2%. Para utilizações como a leitura de e-books, a consulta de notícias ou a navegação com mapas, a tecnologia de câmara por baixo do ecrã da OPPO permite a apresentação correta de tamanhos de letra mais pequenos e uma melhor preservação e representação dos pormenores da textura e das cores, resultando numa experiência mais consistente e envolvente.

 

exemplo de fotos capturadas

 

No que se refere à câmara, o Instituto de Investigação da OPPO nos EUA desenvolveu uma série de algoritmos de imagem de IA, incluindo a redução da difração, HDR e AWB, com o objetivo de diminuir alguns dos efeitos negativos secundários que geralmente se encontram nas câmaras escondidas debaixo do ecrã, como imagens desfocadas e o reflexo da imagem.

 

A OPPO treinou também o seu modelo de redução da difração da IA utilizando dezenas de milhares de imagens para controlar problemas causados pela difração na fonte da luz, permitindo que os utilizadores captem imagens mais nítidas e com um aspeto mais natural.

 

Até ao momento ainda se desconhecem detalhes sobre qual será o primeiro dispositivo da empresa que vai contar com esta tecnologia integrada de fábrica, mas certamente que algumas novidades devem vir a ser reveladas durante os próximos tempos – e estaremos atentos no TugaTech para as analisar.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech