Desde que a Samsung implementou o novo sistema do KNOX nos seus dispositivos, desbloquear os mesmos para realizar ações mais “profundas” no sistema tem vindo a tornar-se consideravelmente mais difícil.
E o Galaxy Z Fold 3 mantêm essa tradição, sendo que existem alguns entraves para quem pretenda desbloquear o bootloader do dispositivo. De acordo com alguns utilizadores do portal XDA-Developers, o processo de desbloquear o bootloader pode tornar inutilizáveis as câmaras do dispositivo.
O bootloader controla alguns parâmetros de arranque do dispositivo, sendo que o desbloqueio do mesmo permite, teoricamente, instalar qualquer sistema que se pretenda sem entraves – é um dos passos necessários para alterar a ROM de muitos dispositivos.
No entanto, se os utilizadores tentarem desbloquear o bootloader no Galaxy Z Fold 3, serão presenteados com uma falha completa das câmaras no mesmo. O sistema em si ainda deverá funcionar, mas sem qualquer acesso para as câmaras.
Além disso, qualquer app que necessite do uso da câmara irá apresentar erros ou apenas irá mostrar uma imagem escura invés disso – é como se as câmaras fossem “fisicamente desligadas”.
O processo de voltar a bloquear o bootloader parece ser suficiente para também reativar as câmaras, o que confirma que o contratempo se encontra aplicado a nível do software. Existe a possibilidade que a comunidade venha a descobrir uma forma de contornar este problema, mas por enquanto, se tiver o Galaxy Z Fold 3, talvez seja melhor não tentar realizar o desbloqueio – a menos que considere que as câmaras não são importantes.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!