Não é todos os dias que o Instagram deixa passar detalhes sobre o funcionamento do seu algoritmo, e qualquer informação que é conhecida é sem dúvida importante de se saber – sobretudo para quem usa a plataforma em formato profissional.
A rede social recentemente partilhou alguns detalhes sobre como funciona o seu sistema de recomendações, e existem vários pontos a ter em conta sobre como um conteúdo pode ganhar visibilidade dentro do serviço. No entanto, nem todas as formas de obter essa visibilidade são lineares.
Segundo o Instagram, contas que sejam focadas em apenas partilharem conteúdos de memes, nada originais, ou que realizem concursos para obter maior interação, são também as que possuem menos possibilidade de serem recomendadas no Discovery.
Estas regras englobam-se no que é considerado pela plataforma como conteúdo “de pouca qualidade”. Basicamente trata-se de conteúdo que, para além de não ter relevância, acaba por ser repartilhado por outras contas dentro da plataforma.
Além disso, isso aplica-se também a conteúdos que sejam criados com o objetivo de “atraírem” os utilizadores, como é o caso de passatempos e giveaways. Este género de conteúdos, apesar de gerar interação como gostos e comentários, não é considerado pelo Instagram como sendo de qualidade – e, portanto, será bastante improvável que venha a ser recomendado.
Ou seja, conteúdo que seja criado com o único objetivo de atrair “cliques” vai também ser um dos mais penalizados no que respeita a recomendações dentro da plataforma.
Outro detalhe importante da empresa diz respeito às hashtags, onde segundo o Instagram, estas devem ser colocadas na descrição dos conteúdos e não nos comentários – uma prática que tem vindo a tornar-se popular dentro da plataforma.
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