1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

WD Blue SN550

 

O disco da WD SN550 NVMe é possivelmente um dos discos mais populares no mercado, e também um dos mais vendidos em vários retalhistas em todo o mundo. No entanto, encontra-se agora em risco de perder este ranking devido a recentes alterações feitas no mesmo.

 

De acordo com o portal Expreview, foi descoberto que a Western Digital se encontra a modificar os chips usados no Blue SN550 SSD, afetando negativamente o desempenho dos mesmos e até o tempo de vida útil.

 

Com a crise que se encontra a verificar no mercado dos semicondutores, por vezes alguns componentes que chegam ao mercado com umas características podem não manter as mesmas durante toda a sua vida útil. Neste caso, parece que a WD terá modificado os chips de memória usados no Blue SN550 SSD, passando para um conjunto de chips de qualidade inferior face aos modelos que foram lançados faz apenas alguns meses.

 

De acordo com os testes, foi descoberto que os mais recentes Blue SN550 SSD contam com um controlador de memória consideravelmente inferior em desempenho ao que estaria nos modelos inicialmente lançados do disco. Quando a cache SLC do disco se encontra cheia, o desempenho do mesmo pode cair consideravelmente face ao modelo original. Segundo a fonte dos testes, o desempenho pode ser até 50% inferior ao que se encontrava na primeira geração dos discos.

 

Apesar de este problema não afetar uma vasta maioria dos utilizadores, que possivelmente não vão ocupar os 12GB de cache SLC, afeta quem faça uso de ficheiros de grandes dimensões ou mova os mesmos de forma regular. Nestes casos, a cache vai rapidamente encher na sua totalidade, prejudicando o desempenho final.

 

Até ao momento a WD não comentou a descoberta. No entanto, é importante referir que esta não é a única fabricante de discos SSD a realizar esta prática. Nomes como a AData, Corsair, entre outras também já alteraram no passado os chips usados nos seus discos SSD, modificando de forma considerável o desempenho dos mesmos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech