1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Google play store

 

A Google encontra-se a ser acusada de dar um tratamento preferencial a determinados programadores dentro da Play Store, reduzindo as suas comissões de pagamentos in-app.

 

De acordo com o portal The Verge, um novo documento apresentado em tribunal contra a Google alega que a empresa possui uma posição preferencial entre os diferentes programadores da Play Store, favorecendo algumas das grandes empresas no caso de fornecer “descontos” sobre as taxas de pagamentos in-app.

A Google teria oferecido a algumas empresas este tratamento preferencial como forma de manter as mesmas dentro do ecossistema da Google – e mantendo o seu sistema de pagamentos integrado. Entre as entidades que poderiam beneficiar destas ofertas encontram-se a Netflix, Spotify, Tinder, entre outras.

 

O mesmo documento refere ainda que a taxa de comissão da Play Store é bastante aleatória. Enquanto que a maioria dos programadores se encontram sobre a taxa “oficial” de 30% de comissão, a Google pode criar exceções a esta regra para reduzir a mesma para valores tão baixos como 6%. O documento refere ainda que a Google escolheu a taxa de 30% inicialmente sem qualquer razão aparente, supostamente indo pela ideia de “copiar a Apple”.

 

Em resposta a estas acusações, a Google apenas refere que as politicas da sua loja de aplicações são iguais para todos os programadores, e que são criados programas para ajudar também os grandes criadores de apps populares na plataforma, que podem ser aplicados de tempos a tempos como forma excecional.

 

No entanto, caso as descobertas se venham a confirmar como verdadeiras, neste caso a Google estaria a dar preferência para alguns programadores dentro do seu ecossistema invés dos restantes.

 

Independentemente disso, é possível que a Google venha também a necessitar de alterar algumas das suas regras da Play Store, sobretudo tendo em conta que esta medida foi também recentemente aplicada pela Apple devido exatamente às mesmas alegações.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech