1. TugaTech » Software » Noticias de Software

Siga-nos

Hellotalk

 

A aplicação HelloTalk é uma popular aplicação de aprendizagem para novos idiomas, disponível na Google Play Store com mais de 10 milhões de downloads. No entanto, recentemente a mesma esteve a enviar malware para alguns dos seus utilizadores, levantando sérias questões sobre a segurança.

 

De acordo com os relatos dos utilizadores, a aplicação encontra-se a descarregar em segundo plano a aplicação “HTCoin.APK”, que é depois instalada no dispositivo com o nome “HT Coin”. Esta aplicação – que não se encontra disponível na Play Store – conta com várias permissões sensíveis do sistema, que podem dar acesso a conteúdos potencialmente prejudiciais se caírem nas mãos erradas.

 

A aplicação em si parece estar relacionada com uma moeda virtual que existe dentro da aplicação, conhecida também como “HT Coin”, e que permite aos utilizadores pagarem com dinheiro real para converter por itens dentro da app de aprendizagem.

No entanto, a aplicação de terceiros que se encontra a ser instalada nos dispositivos levanta questões derivado de todas as permissões que são requeridas, e sobretudo porque não parece ter qualquer necessidade para os utilizadores finais.

 

Além disso, alguns utilizadores reportam também que essa segunda aplicação estaria a reencaminhar os mesmos para um site de terceiros, usado para potencialmente roubar informação pessoal ou de pagamentos.

 

Segundo as respostas da equipa responsável pela aplicação “HelloTalk”, a situação foi, entretanto, resolvida no que aparenta ter sido uma atualização a nível de servidor, tendo em conta que a última atualização feita pela app foi no dia 24 de Setembro, e os problemas apenas começaram a surgir no dia 25 de Setembro.

 

resposta dos programadores sobre hellotalk

 

Curiosamente, mesmo tratando-se de malware, é importante referir que o download de apps de fontes externas da Google Play Store é considerada uma violação das regras da plataforma. As apps dentro da loja da Google não podem permitir o download de outras apps de fontes externas – que terá sido o realizado neste caso. Apesar disso, a “HelloTalk” ainda se encontra disponível.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech