1. TugaTech » Software » Noticias de Software

Siga-nos

Malware apple

 

Os sistemas da Apple sempre tiveram em foco a elevada segurança para os utilizadores – e até uma certa altura, a empresa considerava o macOS como um sistema “livre de vírus”, num claro ataque aos utilizadores do Windows.

 

Ao longo dos anos, essa ideia foi deixada de lado, e atualmente existem diferentes malwares para o sistema da empresa. Apesar de ainda ser numa quantidade inferior ao verificado em sistemas Windows, um malware algo misterioso que tem vindo a ser bastante propagado é o “Silver Sparrow”.

 

Inicialmente descoberto em meados do ano passado, este malware encontra-se atualmente instalado em mais de 30.000 sistemas da Apple. E agora parece que também se encontra a propagar uma nova variante estranha deste mesmo malware, com suporte para chips M1 da Apple.

 

De acordo com a empresa Panda Security, foi recentemente descoberto que o Silver Sparrow encontra-se a ser difundido sobre uma nova variante, que parece focar-se em infetar sistemas da Apple que possuam o mais recente chip M1 da empresa.

 

Este malware para macOS tem vindo a intrigar vários especialistas de segurança, em parte porque apesar de infetar os sistemas macOS, o mesmo não aplica nenhum payload malicioso nos mesmos. Ou seja, o malware permanece inativo em segundo plano no sistema, sem realmente aplicar qualquer tarefa maliciosa no mesmo – isto de acordo com as investigações que foram realizadas até ao momento.

 

Atualmente o Silver Sparrow encontra-se em mais de 30.000 sistemas macOS, distribuídos por 153 países diferentes.

Nenhum comentário.

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech