1. TugaTech » Software » Noticias de Software

Siga-nos

macos portátil

 

O Apple sempre manteve a tendência de ser considerado um sistema mais seguro que o Windows, ao ponto que a Apple – em tempos – afirmava mesmo nos seus meios de publicidade que o macOS era um sistema “livre de vírus”. Mas rapidamente essa tendência desapareceu, e não é incomum encontrarem-se malwares criados especificamente para sistemas da Apple hoje em dia.

 

Na verdade, de acordo com um recente estudo criado pela empresa de segurança Malwarebytes, o número de malwares criados para sistemas macOS tem vindo a aumentar consideravelmente ao longo dos últimos anos, com 2019 a marcar um dos piores neste aspecto.

 

Do top 25 dos principais malwares detetados em sistemas ao longo de 2019, cerca de 16% dos mesmos eram programas maliciosos criados especificamente para sistemas macOS. Este número representa um aumento em comparação com os dados dos anos anteriores.

 

Além disso, o número de infeções por dispositivo é consideravelmente superior em sistemas macOS. Enquanto os sistemas Windows verificaram 4.2 deteções por dispositivo ao longo do ano, este número aumenta para quase 9.8 em sistemas Mac.

 

infeções por sistema malwarebytes

 

No entanto, é importante ter em conta que os dados foram analisados apenas pelos sistemas que possuem as aplicações da empresa de segurança instaladas, e muitos utilizadores do Mac ainda mantêm a ideia que não é necessário instalarem software de segurança no sistema porque o sistema operativo da Apple é “invulnerável” a vírus – o que não poderia estar mais longe da realidade.

 

Como sempre, quer possua um sistema Windows ou macOS, instalar uma aplicação de segurança é algo essencial e básico para garantir a segurança dos seus dados e da sua privacidade – online e offline.







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech